GAIA 2019

Olá!!!!
Iniciamos mais uma caminhada de debates inclusivos e de trocar de aprendizagens.
Para começarmos indicamos a matéria da Revista Nova Escola , Publicado em NOVA ESCOLA 04 de Março | 2019.

Abraços,
Professora Patrícia Monteiro


Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva 

https://novaescola.org.br/conteudo/16031/oito-atitudes-essenciais-para-a-educacao-inclusiva




A mudança de olhar para a temática faz toda a diferença na hora de acolher com qualidade todas as crianças na escola .

 Ao longo da história, a deficiência esteve permeada por um olhar assistencialista, de pena, de superproteção. “Transformar esse olhar em uma concepção de direitos humanos é uma tarefa complexa, que exige compromisso de toda a comunidade escolar e uma mudança interna dos professores”, conta Guacyara Labonia Guerreiro, coordenadora-geral da Mais Diferenças, organização que defende a educação e a cultura inclusivas. Em vez de enxergar limitações no aluno – ou rótulos que os diagnósticos lhe impõem –, é preciso entender quais são as barreiras de ambiente e atitudinais que a criança e o jovem enfrentam. O papel da escola é oferecer condições para que o indivíduo não seja ocultado por elas. 
NOVA ESCOLA defende que a educação inclusiva seja preocupação de esferas institucionais, de governos e da sociedade como um todo. E também sabe que há atitudes que dependem muito de reflexão, comportamento e ação de gestores e professores, as pessoas que, em conjunto com a comunidade e o entorno, podem mudar a realidade da escola. Por isso, com o apoio da Fundação Volkswagen, lançamos um e-book com as oito atitudes que consideramos essenciais para que crianças com e sem deficiência possam ser acolhidas, brincar e aprender juntas na escola inclusiva que sonhamos. Essa publicação vem complementar dois cadernos que fornecem um olhar aprofundado sobre o assunto, especificamente no que diz respeito à Educação Infantil: o Caderno Brincar – Volume 1 (propostas de reflexão sobre brincadeiras e práticas inclusivas para professores de Educação Infantil) e Caderno Brincar – Volume 2 (propostas práticas para brincadeiras inclusivas na Educação Infantil), da Fundação Volkswagen, realizados em parceria com NOVA ESCOLA. O primeiro parágrafo deste texto faz parte do e-book. Você leu parte da página sobre aAtitude
 1 Focar nas possibilidades e não nas limitações. Saiba quais são as outras: Atitude 
2 Dar valor aos saberes e engajar a família. Atitude 
3 Unir forças para incluir com mais qualidade. Atitude 
4 Acreditar que todos podem aprender. Atitude 
5 Oferecer variedade de materiais e atividades. Atitude
 6 Apostar na potência de linguagens e da arte. Atitude
 7 Dar autonomia e valorizar os interesses dos alunos. Atitude 
8 Estudar sempre e buscar apoios. 

Esse guia digital propõe, em 12 páginas, servir como material de reflexão individual ou em grupo sobre suas práticas dentro da escola. Também orienta professores e gestores para a ação. São dicas valiosas que estimulam os educadores a zelar para que todos os alunos, com e sem deficiência, sejam valorizados por suas potencialidades e respeitados em suas diferenças. O conteúdo foi cuidadosamente preparado com base em entrevistas com grandes especialistas sobre o assunto no Brasil:
 Maria Teresa Eglér Mantoan, uma das maiores estudiosas e defensoras da inclusão escolar no país, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças – Leped/Unicamp.

 Tizuko Morchida Kishimoto, professora titular e pesquisadora sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação Infantil, brincadeiras e inclusão.

 Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, que tem como missão colaborar para que pessoas com deficiência tenham acesso à educação de qualidade. 

Carla Mauch e Guacyara Labonia Guerreiro, coordenadoras-gerais da Mais Diferenças, organização que trabalha e defende a educação e a cultura inclusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário