sexta-feira, 27 de março de 2015

Qualidade Educacional e Significação da Aprendizagem para o aluno com Síndrome de Down

O momento atual vivido por todo o mundo é  de bastante reflexão e aprendizado. A cada dia percebemos a necessidade de incluir às diferenças. As escolas tem tido fundamental importância nesse processo , pois tem sido local de propagação das aprendizagens inclusivas.
Verifica-se a precariedade de condições para a instrução dos alunos deficientes, pois ainda não está disponível todos os instrumentos necessários para obter a tão desejada educação de qualidade.
Quando pensamos em incluir o aluno com SD logo percebemos a grande dificuldade de aceitação por todos os envolvidos no processo de inclusão.
Ao ser reconhecido dentro da escola o educando com SD é rotulado ,sendo discriminado como oque possui maior dificuldade. Tem -se alusão de que pelo fato de ter seu cognitivo afetado o mesmo não tem capacidade de aprendizagem. mais sabe-se que é possível à todos alcançar a aprendizagem  significativa.
Tendo em vista que segundo Ausubel  a essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva".

GT: Áurea Gobira
        Simone
        Talissa

2 comentários:


  1. Concordo, o que precisa ser quebrado e esse mito que alunos com SD não podem chegar e alcançar uma vida adulta como qualquer com seu emprego e sua vida amorosa resolvida.

    ResponderExcluir
  2. A pessoa com SD pode levar uma vida normal como qualquer outra pessoa. O que se faz necessário é a mudança da visão da sociedade,que muitas vezes os enxergam como incapazes.

    ResponderExcluir